O que é ser feminista

“As mulheres têm que se dar ao respeito”

Wait, what?!!!

Eu ia jurar que pelo simples facto de ser uma pessoa eu devia ser respeitada. Como assim tenho que me comportar de uma certa forma? -.-‘

http://sunshineandbones.blogspot.pt/

 

Vou contar-te algo que se passou comigo hoje e que espero te ajude a perceber que se calhar também és feminista…

Fui ao ginásio e reparei que à saída estavam a oferecer uma flor e um chocolate a todas as mulheres (hoje, dia 8 de Março, dia internacional da Mulher).  Fui fazer o meu treino com uma vozinha no fundo do meu cérebro a dizer:

Vais aceitar? Este dia não é para dar florzinhas e dar miminhos só porque nasceram com uma vagina! Isto tem raízes profundas, lutas e direitos que as mulheres ainda não têm reconhecidos. Vais mesmo compactuar com isto? Que raio de feminista és tu então?” 

E click! 

Sou uma feminista que gosta que lhe ofereçam chocolates!

(A flor… meh, ofereci-a a uma senhora cujo o rosto de iluminou de tal forma que valeu a pena!)

“Assim como também sou uma feminista que gosta de discutir roupa, de se maquilhar e de segurar as portas para as outras pessoas passarem – seja homens ou mulheres. Sou uma feminista que trabalha para fazer crescer a sua própria empresa e também a empresa do namorado. Sou uma feminista que se irrita profundamente com machismo e que também faz o jantar. Sou uma feminista que talvez não queira ser mãe e que adora os bebés dos outros. Sou uma feminista e sou mulher. Sou uma feminista privilegiada que não viu muita coisa muito má que o ser humano é capaz de fazer.

Sou uma feminista que pode mudar de ideias sobre o que lhe apetecer porque a cabecinha, corpo e mente são dela. Não tenho de obedecer aos padrões “aceitáveis” ou de “mau-gosto” de ninguém!” 

http://kushandwizdom.tumblr.com/

 

O feminismo é isto: é tu poderes ser a pessoa que bem entenderes, sejas mulher ou homem. Queres mostrar os teus sentimentos e vulnerabilidades, é claro que podes. Quer mostrar o quanto és duro e que queres mudar o mundo, é claro que também podes. O feminismo não defende que as mulheres são melhores que os homens, se é isso que achas, a palavra não é esta.

E uma pessoa feminista não tem que ser nada a não ser ela própria!

   Hoje não podia mesmo deixar de escrever sobre o assunto “Feminismo”.  É que o dia de hoje, 8 de Março, dia da Mulher é todo sobre feminismo. A origem vem de 1857 numa fábrica em Nova Iorque onde 130 mulheres foram trancadas e carbonizadas por estarem a fazer greve. Morreram.

 E sim, ainda é preciso este dia. Ainda é preciso falar destes assuntos porque apesar de vivermos num país que está entre os 10 que menos diferença existe entre homens e mulheres,  de certeza que já te aconteceu sentires que mesmo aqui és olhada de maneira diferente, tratada de forma diferente e que ouves coisas sem nexo como “uma mulher deve ser “assim” e não “assim””… E se é assim num top 10 dos melhores países para se ser mulher então imagina as barbaridades que acontecem às mulheres nos outros (+-) 180 países do mundo.  É também por elas que este dia vale a pena e por elas que mesmo no nosso país cheio de paz vale a pena fazer força e exigir a segurança e direitos delas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *