A ferramenta ideal para analisar, criar e melhorar o teu Estilo Pessoal!

Olá! Hoje quero falar-te de uma ferramenta que comecei a utilizar com as minhas clientes para as ajudar na construção do estilo pessoal delas! Já uso a  uso há muitos anos para facilmente chegar aos sites das peças que recomendo às minhas clientes mas nos últimos tempos tenho lhe dado cada vez mais importância sobretudo nas mudanças de estilo:

O Pinterest. Já ouviste falar?

Então mas e como é que isso é, como funciona e no que é que te beneficia?

Ora então, o Pinterest  é uma espécie de Google para imagens onde também podes guardar as imagens e fotos que mais gostas, agrupadas em pastas por exemplo: “Jantares rápidos“, “Roupa que acho linda“,  “Decoração“, “Frases motivadoras” etc.  Alias, o que me levou até ao Pinterest foi já não ter espaço no disco do pc para guardar mais imagens bonitas que via na net).

Como funciona:

Vai a www.pinterest.pt e cria uma conta 🙂 Agora cria uma pasta para começares, como estamos a falar da construção do teu estilo dá-lhe um nome que te inspire nesse sentido (btw, a minha pasta secreta para a construção do meu estilo chama-se “Girlboss Wardrobe!” 😉 ).

Agora tens 3 opções para ires juntando imagens à tua pasta de inspiração:

1 – Há uma barra de pesquisa dentro do Pinterest que podes escrever “outfits“, “roupa“, “vestidos“, “calças curtas”… Exactamente como se quisesses encontrar alguma coisa no Google.  Assim que vires uma imagem que gostes (não é preciso que te imagines a usar aquilo, basta que gostes e ela te faça sorrir!): passas o rato sobre a imagem e vai aparecer um botão vermelho com um pionés a dizer “Guardar”. Basta clicar aí, escolher a pasta em que queres a imagem e voilá! 🙂 Pin guardado.

2 – Podes seguir pessoas que tenham gostos parecidos aos teus ou que admires. Tudo o que elas pinarem (não é a expressão mais fixe?!xD) vais poder ver essas sugestões e guardares para ti o que gostares. Podes visitar o meu perfil e se quiseres seguir todas as minhas pastas ou só as que tens interesse.

3- “Partilhar pelo Pinterest”. Ou seja, já há muitos sites e blogs que incluem o botão do pinterest para poderes guardar as suas imagens nas tuas pastas (já podes fazer isso com as imagens do blog Palmier). Isto dá especial jeito quando tens interesse em voltar à página de onde a imagem veio, por exemplo: uns sapatos que vais pensar se queres comprar ou uma receita 😉

Yey! Parabéns!!!

Já criaste a tua conta no Pinterest, já a encheste de imagens que te falam ao coração e agora?

Agora é preciso que olhes para a tua Pasta do Pinterest de roupa que te inspira e responderes a estas questões de uma forma geral, abrangente:

  • Que cores estão mais presentes nessas imagens?
  • Que modelos ou cortes de roupa aparecem mais vezes?
  • Há alguma combinação que se repita frequentemente? Com que peças?
  • Há padrões? Misturam-se entre eles?
  • Que acessórios lá estão? Quais as cores e os tamanhos?
  • Quanta pele vês?
  • Como te parecem os tecidos em termos de rigidez? São fluidos, caem a direito, armam?
  • Como são os comprimentos das saias e vestidos?
  • Como definirias esse estilo que é só teu (sim, podes juntar palavras que não façam sentido para mais ninguém 😉 )?

Estas perguntas vão dar-te a ideia geral do estilo que tu gostas, com aquilo que tu te idealizas.


(Se gostas de analisar com lápis e papel podes clicar aqui e imprimir o PDF com as perguntas. É um presente: PDF para imprimir das perguntas da Análise do Estilo pelo Pinterest – Palmier by Sara Esteves )


Nem sempre será 100% realista mas a ideia é teres aqui um guia, uma inspiração: muitas clientes adoram imagens com saltos altíssimos que nunca usariam mais de 5 minutos (eu incluída) mas ainda assim eles dão-te dicas sobre o estilo de sapato que gostas com aquele conjunto: se é algo mais clássico ou se é a peça central que chama mais à atenção. E isso sim, pode ser replicado em qualquer sapato 😉

Boa, e agora o que fazes com essa informação?

Olha para o teu armário como se entrasses numa nova loja de roupa:

Para começar, procura peças isoladas que tenhas visto nos conjuntos do teu Pinterest:  Se calhar aquele casaco que usaste uma vez num casamento vai lindamente com as calças de ganga. Ou aquela blusa que te ofereceram e nunca usaste agora faz sentido.

E quais as peças não têm absolutamente nada a ver? Quais as peças que te fazem deitar um suspiro de resignação? Essas não te deixam feliz e o lugar delas é longe de ti: saquinho com elas e entrega numa loja que faça recolha ou se ainda estiverem em bom estado dá-as a quem precisar.

E o que falta? Quais são as peças que aparecem mais vezes na tua pasta de inspiração do Pinterest e que tu não tens no armário?  Essas são as próximas peças a investigar, poupar e comprar.

Dica: Não querias fazer tudo hoje ou numa hora! Dá-te tempo. O estilo pessoal de cada uma vai evoluindo e alterando conforme as necessidades do nosso dia-a-dia, ambições e claro, da metereologia. Vai alimentando a tua pasta do Pinterest e analisando-a. Prometo que da próxima vez que fores às compras vai ser mais fácil, porque que já tens uma ideia do que procuras e gostas. 🙂

 

 

Gostaste deste post? Já usavas o Pinterest? Qual foi a dica que te foi mais útil? Há algo que eu não tenha explicado bem?… Diz-me nos comentários como está a ser esta análise ao teu estilo! 😀

E não te esqueças do teu presente: PDF para imprimir das perguntas da Análise do Estilo pelo Pinterest – Palmier by Sara Esteves

 

 

Um beijinho grande,

Sara.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *